Data de divulgação: 08/05/06

Autor: Moacyr J. Domingues
Cargo: Presidente
A hora da Compulsoriedade
Desde a primeira publicação da norma NBR 14908 em 2002 - há quatro anos – o tema certificação passou a ter importância crescente no nosso dia-a-dia.

Os fabricantes e o comércio deram os primeiros passos na busca por informações e muito se discutiu sobre as implicações advindas da certificação de produtos, inicialmente voluntária, mas que todos sabíamos viria um dia a ser compulsória por determinação do INMETRO, uma vez que nosso setor está ligado diretamente à saúde do consumidor.

E cada vez mais o tempo da compulsoriedade se aproxima, com a definição do RAC - Regulamento de Avaliação da Conformidade - aguardada para o início do segundo semestre.

Muitas informações foram veiculadas sobre o tema em nossos Informativos, site, palestras e seminários. Uma grande parte do setor, totalizando mais de 70%, compreendeu a mensagem e adequou seus produtos através das certificações de qualidade voluntárias, impulsionados pelo trabalho de conscientização realizado pela ABRAFIPA.

Todos serão beneficiados no momento em que a certificação de qualidade passar a ser obrigatória, através de um processo de transição no qual a maior parte do trabalho já foi realizado, além de desfrutar de uma distinção especial por parte do consumidor cada vez mais atento à aquisição de produtos com qualidade comprovada pelo INMETRO.

E como fica a situação dos fabricantes que ainda não se certificaram? A boa notícia é que ainda há tempo para a adequação de produtos e processos produtivos. Como dissemos em edições anteriores, a certificação compulsória faz parte de uma realidade sem volta, por isso trabalhamos ao máximo para minimizar o impacto econômico da compulsoriedade.

Principalmente para os pequenos fabricantes, onde o custo das certificações é mais representativo, promovemos o programa Bônus Certificação, em parceria com o INMETRO e o SEBRAE.

Simultaneamente, temos procurado os laboratórios e organismos certificadores com objetivo de reduzir custos e beneficiar o setor com valores adequados à realidade do país.

Mais uma vez, fica aqui o alerta: procure certificar seus produtos com antecedência. Além de estar em conformidade com as regulamentações do setor e preservar o seu negócio, você ganha em qualidade e credibilidade perante o consumidor.
Para ver o Índice de Editoriais << clique aqui>>

 

 
Divulgação: Depto. Comunicação <<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.